um blog do 8ºD da Escola S/3 Condes de resende - Canelas

quarta-feira, abril 05, 2006

Dança de Salão


Modalidade que pode ser desportiva de Alta competição, ou Social. Em qualquer das suas vertentes, a proveniência das mesmas remonta muitas dezenas de anos, como por exemplo a Valsa Vienense ou Inglesa que são do século XIX e eram de grande moda nas cortes Europeias principalmente a Valsa Vienense.
Em Portugal tem-se tornado realidade, principalmente no sul do país a prática destas danças, que são praticadas por jovens dos 6 aos 80 anos, muito embora a competição se faça mais ao menos até aos 45, conforme a forma fisica de cada um. Cada vez mais os nossos jovens tem aderido ás Danças de Salão; talvez pela saturação do que se tem praticado até agora noutras nuances, esta modalidade tem crescido de ano para ano. Tudo se aprende, desde postura, forma física, manutenção corporal, formas de vestir e de estar, também toda a beleza e glamur, que envolve esta prática e que tem apaixonado muitos jovens, que ao terem contacto directo com ela, ficam rendidos a tudo com que se deparam, ficando com uma ideia totalmente diferente do que são realmente as Danças de Salão.
Em Portugal faz-se competições de quinze em quinze dias aos sábados e também a nível internacional quando seléccionados pela Federação, onde se vê Dançar os melhores dançarinos do mundo; em suma depois de se ter contacto com a Dança de Salão, fica-se totalmente contagiado e dificilmente deixaremos a modalidade, com a certeza, que será por nós praticada durante toda a vida.