um blog do 8ºD da Escola S/3 Condes de resende - Canelas

terça-feira, outubro 10, 2006

Skate



No início da
década de 1960, os surfistas da Califórnia queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, para os dias de pouca onda. Inicialmente, o novo desporto foi chamado de side walk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou bastante conhecido uma década depois.
Em 1973, o norte-americano Frank Naswortly inventou as rodinhas de uretano, que revolucionaram o desporto. Um skate passou a pesar em torno de 2,5 quilos.
Na década de 1980, um dos revolucionários do skate street e freestyle foi Rodney Mullen. Mullen desenvolveu várias manobras como ollie, flip, heelflip, kickflip, casper, darkslide, primo, himo, varialflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip, etc. Grande parte das manobras existentes atualmente é derivada destas manobras. Rodney Mullen foi diversas vezes campeão mundial, chegando a ser considerado o melhor do mundo.
Existe um filme que conta um pouco da história do surgimento do skate, chamado Reis de Dogtown.
O skate (pronuncia-se skêit e, por vezes,em brasileiro para esqueite) é uma prática recreativa e desportiva que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa pequena e estreita prancha de cerca de sessenta centímetros de comprimento, chamada skateboard, dotada de quatro pequenas rodas. Com a tábua de skate executam-se saltos, movimentos de baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil o praticante do skate recebe o nome de skatista ou esqueitista.
O skate é frequentemente considerado parte do grupo de atividades denominadas desportos radicais, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.