um blog do 8ºD da Escola S/3 Condes de resende - Canelas

quarta-feira, maio 18, 2005

AP-NOTÍCIAS
............................


Mosaicos

Queridos leitores, lembram-se da emocionante visita a Lisboa, que vos contamos?
Pois é! Antes de chegarmos a Lisboa o nosso primeiro posto histórico foi Conimbriga.
Lá observamos o chão cheio de muitos quadradinhos em azulejos com diferentes desenhos e cores.
Era lindo, não era?
Pois a nossa turma ficou com aquelas imagens na cabeça e decidiu elaborar um mosaico. E talvez sejamos recordados na história pelos nossos mosaicos, como ficaram os romanos!
O tema dos nossos mosaicos, foram os provérbios – aquelas frases, que por vezes ensinam muitas coisas nas nossas vidas. A professora pediu para nós trazermos azulejos de diferentes cores e feitios e uma tábua de madeira.
Começamos por fazer um esboço daquilo que íamos fazer, e foi bastante difícil, escolher um provérbio que se adaptasse às nossas cabeças. Como exemplo, o meu grupo, até teve de trocar o sentido do provérbio: A vida é bela, os homens é que dão cabo dela. Mas claro que os rapazes ficaram chateados e tivemos, de fazer uma troca de palavras: A vida é bela, as pessoas é que dão cabo dela.
Quando acabamos o esboço, passamos à acção. Partimos os azulejos em pedaços e começamos a cola – los na tábua em madeira. Mas os problemas surgem sempre e a “stora” mandou-nos tirar alguns que já estavam colados, por estarem mal colocados.
Só que depois da tempestade, vem a bonança e de certeza que o resultado será espectacular!